27.6.08

Sobre a expressão 'diametralmente oposto'

Esmiuçando a questão, diria que esta é uma expressão que peca pelo exagero, já para não falar na pouco subtil redundância. Senão vejamos os respectivos significados dicionarizados:

Diametralmente é um advérbio de modo, que significa: de modo semelhante ao da posição dos pontos extremos do diâmetro. Ainda se recordam o que é o diâmetro? Para quem se esqueceu das aulas de geometria aqui vai: diâmetro é um segmento de recta que une dois pontos de uma circunferência e que, ao passar pelo centro, a divide em duas partes iguais. Assim, diametralmente significa, só por si, em pontos opostos. Diametralmente pode, ainda, ser utilizado em sentido figurado, e nesse caso significa: completamente, absolutamente.

Oposto, pode ser utilizado como adjectivo ou substantivo e significa: colocado em frente a alguma coisa; que está defronte; que é totalmente diferente; inverso; contrário; que faz oposição; antagónico.

Já estão a ver a redundância? É quase tão ’boa’ como o “subir para cima” ou o “descer para baixo”.


Como é que algo pode ser oposto sem o ser completamente, absolutamente?
Será possível termos algo só um bocadinho oposto? Ou algo oposto pela metade?

Enfim, espero ter-vos convencido a deixarem cair esta expressão.

5 comentários:

M Gmail disse...

Sabe que parece que o sufixo 'mente' depois do diametral dá uma ideia de que se vá falar de alguma qualidade, como por exemplo: especificamente falando... talvez dai venha o vicio de pronunciar diametralmente oposto.

gramst disse...

No meu contexto de leitura entendo deste modo.
"Será possível termos algo só um bocadinho oposto? Ou algo oposto pela metade?"
Como o "realmente" frase afirmativa no aqui e no agora.
A realidade do "diametralmente" pode ser em sentido negativo, depende do sentido e contexto de inserção de modo e verbo ao ser aplicada.
Pode ser utilizada tanto pela positiva como pela negativa, basta ser "sufixo" de adverbio de modo, revalidando afirmações ou sonegações.

evilainy disse...

E quando estamos falando de cores o que significa diametralmente?

josefernandesphoto.com disse...

Mas numa era de fisica quantica, ser oposto nao e' uma pratica precisa. E' uma aproximaçao. De qualquer maneira, expressoes sao normalmente indulgencias da escrita ou fala que perdoamos ate' certo ponto. Peço desculpa pela falta de acentos mas nao tenho teclado adequado.

kalb massaur disse...

Não concordo com a explicação. Imagine o seguinte contexto: "minha posição quanto ao assunto é diametralmente oposta a sua". Estou querendo dizer que minha opinião, posição etc. diverge totalmente da opinião da outra pessoa. Agora tente construir uma frase no sentido oposto da proposta, ou seja, expressando que sua opinião é concordante com o outro usando "diametralmente" sem utilizar as palavras "igual" ou "a mesma" para ver se você consegue passar o sentido desejado. Acho pouco provável, vez que "diametralmente" isolado não indica de qual lado das extremidades do diâmetro vocês se encontra se tratando de opções. Portanto, "diametralmente oposto" não é redundante... é válido...não se trata de exagero, mas de ênfase no argumento.