3.7.08

Sustentamos ou Sustentabilizamos?

Actualmente, a nossa língua oferece-nos o verbo sustentar para significar: ‘fazer durar’, ‘manter estável’, o que, à partida, torna dispensável o verbo sustentabilizar, até porque, comparativamente, podemos considerá-lo como uma formação absurda, imaginem que em vez de lavar passávamos a dizer, e a escrever, lavabilizar.
Quando utilizamos o verbo sustentabilizar, estamos a querer dizer: tornar sustentável.
Quando utilizamos o substantivo sustentabilização, estamos a querer dizer: acto ou efeito de sustentabilizar
Na realidade, ambos os vocábulos estão bem formados, do ponto de vista morfológico, embora ainda não existam “oficialmente” em português, daí o seu uso poder ser considerado incorrecto.
No entanto, hoje em dia, o tema da sustentabilidade (dos governos, dos sistemas económicos, do planeta...) é recorrente no domínio público e, nessa medida, o verbo sustentar não parece ser suficiente para incorporar o sentido de «tornar sustentável» — tal como, bem vistas as coisas, “lavabilizar”, se significasse “tornar lavável”, também teria, afinal, um sentido novo e diferente de lavar.
Na verdade, se os dicionários atestam sinónimos perfeitos como sustentação e sustentamento, sustentador e sustentante, por que motivo não hão-de contemplar, também, os termos sustentabilizar e sustentabilização?

Tudo depende do uso. Por uma questão de precaução aconselho a que nos mantenhamos no verbo sustentar e no substantivo sustentável, mas num contexto que permita alguma criatividade, podemos arriscar as versões sustentabilizar e sustentabilização, desde que saibamos defender o nosso ponto de vista, nunca esquecendo de referir que morfologicamente os vocábulos estão correctos, lembrem-se do verbo contar e contabilizar, que têm significados diferentes, embora sejam filhos da mesma raiz.

1 comentário:

Tiago Ribeiro disse...

"Por uma questão de precaução aconselho a que nos mantenhamos no verbo sustentar e no substantivo sustentável, mas num contexto que permita alguma criatividade, podemos arriscar as versões sustentabilizar e sustentabilização"

Devo dizer que me oponho bastante a este comentário, e ao post, em geral. Penso que seria adequado utilizar este blog para expor um post sobre a diferença entre os conceitos "sustentar" e "sustentabilizar", ou "sustentação" e "sustentabilização", entre outros. Da mesma forma que é interessante expôr a diferença entre "contar" e "contabilizar"; mas sinceramente, fará algum sentido dizer "vamos apenas usar a palavra contar, e evitar a palavra contabilizar"?

São conceitos diferentes e portanto, devem ambos ser usados.

O que deve ser compreendido é o seu significado, para que a sua aplicação seja feita da forma correcta.
Deparei-me com este post pois procurei pela palavra "sustentabilização" no google, visto que estou a escrever um artigo científico que se debruça sobre esse assunto, e quis confirmar a legitimidade da palavra, pois ela não é aceite pelo dicionário da priberam.

Concordo que se utilizem estes conceitos, visto que embora não sejam ainda oficiais, são largamente utilizados, e importantes.

Mas estou bastante indignado pela sugestão de que devemos falar de sustentação, e guardar sustentabilização para momentos mais criativos...
No meu artigo não falo uma única vez de sustentação, e não é por estar a ser criativo. É porque o assunto que falo tem a ver com sustentabilização, e não com sustentação.

Rogo que não se espalhe pelas pessoas o medo de utilizar a língua portuguesa; hoje em dia são já escassas as pessoas que a sabem utilizar...